Olá Paulo,
Obrigado pela tua resposta.
Eu até nem sou pessimista ou tenho medo do desconhecido, pelo contrario, sou super aventureira e a minha filha também. Sempre apliquei o mesmo principio da descontração pois lá está, estamos de férias, como se diz na Jamaica, no problem mom[8D]... Só que inflizmente este natal estivemos as duas em Praga, e azar dos azares fui assaltada à chegada no aeroporto ao pagar a carrinha que nos levaria ao hotel. Bem nem imaginas o sufoco, 200 euros e 3 cartões de credito à vida, só com pequeno almoço incluido e era fim-de-semana, embaixada fechada. Corri Praga a pé, nem dinheiro para o metro tinha... A minha grande preocupação é a minha filhota, se fosse só eu paciência...
Por isso a minha consciência alerta-me para ponderar muito bem nestas viagens.
Os meus amigos tambem optaram por fazer as excursões por sua conta, sabes o que concluí após o relato e fotos tiradas?
1 - Ou tens mesmo sorte com o guia e ele leva-te a conhecer os pontos mais interessantes da ilha, ou faz como os taxistas de lisboa que andam às voltas até chegares ao sitio (eu sei que o pagamento está préviamente acordado);
2 - Para que não sejas enganado é bom que faças um estudo prévio da ilha e levares um mapa com os sítios assinalados;
3 - Depois que fales bem inglês;
4 - Claro que tens sempre a flexibilidade de voltar ao barco para as refeições, mas será que incluido num grupo de 8 ou 12 pessoas todas queiram regressar para almoçar?
5 - Os meus amigos falaram-me que o transporte em algumas ilhas são feitos por carrinhas abertas, claro que têm a condicionante de não ter ar condicionado e pouco confortáveis, ao contrario dos taxis. Mas sabes o que percebi? tambem eles efectuaram poucas paragens, quase sempre a circular e metade das fotos dos meus amigos foram tiradas através dos vidros do carro e em movimento... hummmmm talvez sejam eles que tenham pouco jeito para isto....
Eu acho que só em St. Marteen vou optar por sair sem ser em excursão. Não me agrada a ideia das compras... Nesta iha existe a quinta das Borboletas e a praia "dos aviões" algo que não queria perder...
Já percebi pelo forum, que não vale a pena fazer a excursão de snorkel na Ilha Catalina, menos essa...
E no ultimo dia não quero perder o regresso à Ilha Saona. Vamos a ver se não excluem esta excursão do programa...
Até breve
Sónia